Telefone(51) 3276-1177

contato@nunesodontologia.com

IMPLANTES DENTÁRIOS

O implante dentário é confeccionado de titânio e normalmente tem a forma de um parafuso. O implante é utilizado para substituir a raiz de um dente perdido e é colocado no osso maxilar ou mandibular através de um procedimento cirúrgico. Devido à biocompatibilidade do titânio, o implante é capaz de se unir ao osso (osseointegração) e após o período de cicatrização, serve como suporte para a prótese (dente) de porcelana. Os implantes podem ser utilizados para a reposição de um ou vários dentes e também como suporte de próteses totais fixas.

COMPONENTES DOS IMPLANTES

A reabilitação com implantes é composta pelos seguintes componentes:
- Implante: utilizado para substituir a raiz do dente perdido.
- Pilar protético: confeccionado de titânio ou zircônia, serve de suporte para a coroa de porcelana (dente).
- Coroa: Dente de porcelana, confeccionado em laboratório, que pode ser aparafusado ou cimentado sobre o pilar protético.

O QUE É OSSEOINTEGRAÇÃO?

Após a colocação do implante, o osso irá cicatrizar ao redor do implante e aderir à sua superfície. Esse processo de cicatrização e estabilização do implante é chamado de “osseointegração”. Se a osseointegração não é obtida o implante pode apresentar mobilidade e precisa ser removido.

É UM PROCEDIMENTO DOLORIDO?

Não. Uma eficaz anestesia local é utilizada antes da cirurgia e, assim, nenhuma dor ou desconforto é sentido durante o procedimento. Um desconforto leve pode ocorrer após a cirurgia, que pode ser controlado com a medicação prescrita.

QUANTO TEMPO LEVA PARA SE COLOCAR UMA COROA SOBRE IMPLANTE APÓS A PERDA DO DENTE?

Após a colocação do implante, necessitamos aguardar de 2 a 3 meses de cicatrização antes de instalar uma coroa sobre o implante. Existem alguns casos onde podemos extrair o dente que apresenta problemas, colocar o implante e uma coroa provisória no mesmo dia.

QUANTO TEMPO DURA UM IMPLANTE?

Implantes apresentam um alto índice de sucesso e existem relatos de que os implantes funcionam muito bem por mais de 35 anos. Os estudos mais recentes indicam que 90% dos implantes colocados dez anos atrás ainda estão em funcionamento. Entretanto, implantes podem fraturar ou apresentar alguma infecção, da mesma maneira que um dente natural.

COMO EU DEVO CUIDAR DO MEU IMPLANTE?

Manutenção é fundamental. Nós precisamos cuidar dos implantes e coroas visitando o dentista uma ou duas vezes por ano. Manter uma adequada higiene é a chave para o sucesso a longo prazo.

ME DISSERAM QUE EU NÃO TINHA OSSO PARA COLOCAR OS IMPLANTES. ISSO É VERDADE?

Não. Atualmente enxertos ósseos são rotineiramente realizados por especialistas para permitir a instalação do implante simultaneamente ou em um Segundo momento. Implantes necessitam de um volume de osso e de gengiva adequados ao redor deles. Tudo isso pode ser reconstruído com técnicas seguras, previsíveis e com altos índices de sucesso.

O QUE SÃO AS CIRURGIAS GUIADAS POR COMPUTADOR?

A cirurgia de implantes requer um adequado planejamento e precisa execução. Atualmente existem softwares específicos para o planejamento virtual da instalação de implantes. Após o planejamento no computador é possível imprimir um guia cirúrgico 3D que vai orientar o posicionamento do implante no momento da cirurgia. Muitas vezes essas cirurgias podem ser realizadas sem a necessidade de “cortes” ou retalhos, oferecendo um excelente pós-operatório.